quarta-feira, 14 de março de 2012

Dona da rua




Hoje eu estou me sentindo dona da rua. Dona das lojas por onde passei, dos prédios, das calçadas, das árvores.... Esse sentimento todo é porque eu descobri que posso ser dona disso tudo ao invés de ser dona, apenas, de um pequeno monte de lata, com quatro rodas e janelas (sem ar condicionado).

Recentemente resolvi vender o meu carro. Tenho que assumir que desde que eu o comprei, em 2009, quase não andei mais a pé, e nunca mais (sério mesmo) nunca mais tinha andado de ônibus. Como a gente se acomoda né?! E outra, como a gente se acomoda com o que não nos faz bem...

Pois é! Eu tenho a vantagem de ser Home Office e, quando eu preciso ir aos meus clientes, é tudo perto. Não preciso ficar como em uma lata de sardinha no ônibus e metro. Aliás, que vergonha que é isso, não?! Como pode uma cidade do tamanho de São Paulo não ter uma boa infraestrutura de transporte público. Por isso, muitos querem comprar seus carros. Preferem ficar horas no trânsito a usar o transporte público.

Enfim, isso é algo que todos temos que lutar contra. E quando eu decidi vender o carro, além de me aliviar financeiramente, também pensei nisso e que eu não precisava de um carro. Me convenci de que era pura mordomia minha e que eu podia me virar um pouco sem ele. Também estava ficando a cada dia mais estressada com o trânsito, com o ficar presa dentro de um pequeno espaço.

Percebi que sem o carro eu também iria estar contribuindo para o uso coletivo do transporte público e porque não, para a saúde do planeta. Pelo menos é menos uma pessoa dirigindo por aí. Tomada desses princípios, resolvi encarar essa nova fase. E posso dizer que eu estou parecendo uma criança nesse primeiro momento. Sei que vão ter dias que eu vou me estressar, que o ônibus vai lotar e que eu vou me atrasar, mas isso tudo tem uma causa maior e que eu quero apoiar.

Quando você usa o transporte público, você tem a opção de descer antes do ponto final para ir andando, por exemplo, ou até mesmo fazer todo o trajeto a pé. Ou seja, aquela ideia de que achamos que temos mais liberdade dentro de um carro, que podemos ir para qualquer lugar, é completamente inversa!!! Estamos presos dentro do carro! A liberdade é a rua!

Vejo muitas pessoas acomodadas com o carro. Com o conforto que ele proporciona. Acho que as pessoas se iludem um pouco também. Queria que esse comportamento mudasse em todo mundo. Que as pessoas parassem para pensar no esquema de carona, na vantagem de abrir mão do carro pelo menos uma vez por semana, sei lá.

Falando em carona, tem um projeto muito bacana chamado Caronetas. Eles reúnem informações de empresas e pessoas que moram ou trabalham perto e que gostariam de contribuir de alguma forma. Vale a pena conferir!! Existem também outros parecidos. É só pesquisar!

Acredito que isso seria melhor para todo mundo e para o mundo! Acho que temos o preconceito de que melhorar de vida é ter um carro. Não podemos mais pensar assim e acho que temos que incentivar os outros a fazerem o mesmo. Se mais pessoas usassem o transporte público, se mais pessoas brigassem pelos seus direitos, acho que isso poderia mudar. Enfim, é uma ideia que eu gostaria de compartilhar e contar que está valendo muito a pena.

Em um primeiro momento, sentimos que estamos abrindo mão de um conforto, mas depois percebemos que é ao contrário. Para aqueles que ainda têm a cabeça fechada de que precisam de um carro para tudo, espero que possam parar só um pouquinho para pensar nesse assunto! O mundo, o trânsito, todos vão agradecer! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário